segunda-feira, junho 25, 2007

Poupa Energia!

Poupar energia significa diminuir a quantidade de energia utilizada aquando da realização de qualquer acto do nosso quotidiano. Gastar menos energia tem várias vantagens – poupa-se dinheiro e ajuda-se o ambiente. A produção de energia requer recursos naturais preciosos, por exemplo carvão, petróleo ou gás. Assim, gastar menos energia ajuda a preservar estes recursos e a mantê-los durante mais tempo.
Porque é importante poupar energia?
Se as pessoas gastarem menos energia, tornar-se-á menos urgente aumentar o fornecimento desta, pela construção de novas centrais eléctricas ou pela importação de energia de um outro país.
O que significa “ciclo de vida”? Que relação tem com o consumo de energia?
Praticamente todos os produtos do dia a dia têm um impacto em termos de energia, especialmente quando se considera os seus requisitos energéticos ao longo de todo o ciclo de vida: produção, utilização e fim de vida. Em muitos casos a fase de utilização é a dominante. Os plásticos, por exemplo, são um dos materiais de recursos disponíveis mais eficientes. Na fase de utilização, os produtos de plástico ajudam a poupar mais energia do que a que foi necessária para os produzir: Por exemplo, quando escolher uma garrafa de água embalada num material leve como o plástico, recorde que as embalagens mais leves requerem menos energia no transporte. Consequentemente, menos combustível foi gasto para fazer mover o camião que distribuiu aquelas garrafas de plástico.
Que efeito têm os materiais no ambiente?
No nosso quotidiano dependemos de muitos materiais: madeira, metal, vidro e plástico, todos eles com implicações no ambiente. Pense no impacto de cada produto que usa. Por exemplo, quanto mais leve é o objecto, menor é o combustível necessário para o transportar. Uma mala pesada na bagageira de um carro vai exigir do carro um maior consumo de combustível durante a viagem. O mesmo é válido para todos os produtos empacotados. Assim, comprar comida embalada em materiais leves ajuda o ambiente
Dicas para Poupar Energia
Altera o teu comportamento relativamente ao transporte, pensa mais em termos de transporte público, se for possível, caminha ou vai de bicicleta em vez de utilizar o carro.
  • Diminui 1º C o aquecimento em casa, mantém as janelas fechadas enquanto aquece, veste roupa mais quente.
  • Escolhe produtos com embalagens mais leves.
  • Desliga as luzes e aparelhos quando não estão a ser utilizados, usa lâmpadas de baixo consumo.
  • Reutiliza os sacos de plástico para ir e guardar as compras
  • Usa o micro-ondas em vez do fogão para aquecer a comida
  • Utilize baterias recarregáveis em vez das descartáveis

1 comentário:

Anónimo disse...

E que dizem a registar um dia de cada um no que diz respeito às pequenas coisas que fizeram para melhorar o ambiente?