quinta-feira, junho 21, 2007

Os 10 Mandamentos do Amigo do Planeta


"Só existem dois dias do ano em que não podemos fazer nada.O ontem e o amanhã.”

Mahatma Ghandi



1. Coloca o Lixo no Lugar Certo
O lixo que colocamos em qualquer lugar volta para nossa casa através de ratos, moscas, mosquitos que trazem doenças, além de tornar o lugar onde vivemos feio e desagradável. Cada pessoa produz por dia cerca de meio quilo de lixo. Multiplica isso pela população da tua cidade para teres idéia do tamanho do problema. A cidade, a escola e a casa mais limpa não é aquela que mais se varre, é a que menos se suja!

2. Poupa a Água e a Energia
A água não sai da parede. Ela vem dos rios e mananciais que, cada vez mais, são agredidos pela poluição e pela desflorestação, o que torna a água potável cada vez menos disponível, elevando o seu custo de tratamento. A energia também não sai da parede. Para ser gerada é preciso construir barragens, deslocar populações, ou usar recursos não renováveis como petróleo e carvão ou criar lixos perigoso como o nuclear.

3. Não Desperdices
Escolhe consumir apenas o necessário. Resiste ao modismo que nos obriga a trocar de carros, roupas, bens. Além de gastares dinheiro desnecessariamente, desperdiças recursos naturais e poluís o Planeta. Diz não a produtos supérfluos ou feitos para durar pouco tempo; ou que gastem muita energia ou água; ou que contaminem o meio ambiente; ou descartáveis cujas embalagens não retornam aos fabricantes. Escolhe usar sacos de pano, sacos ecológicos e caixas para as tuas compras. Evita os sacos de plástico. Escolhe alimentos e produtos naturais e evita os industrializados.

4. Cuida dos Animais e Plantas
Os animais – assim como as plantas - sentem dor, têm emoções, sofrem. Eles tem tanto direito à vida, à liberdade, ao bem estar quanto nós. Sê responsável com os animais e com as plantas. Não deixes que sofram desnecessariamente, certifica-te que eles têm água, alimento, conforto. Recusa divertires-te com a dor e o sofrimento dos animais. Recuse produtos e alimentos que não respeitam a dor e o sofrimentos dos animais. Empresta a tua voz às plantas e animais que sofrem. Eles não tem como se defender.

5. Cuida das Árvores
Ajuda a defender as árvores e florestas. Denuncia as agressões. Planta novas árvores e cuida delas com carinho e respeito. Recusa comprar madeiras e móveis que não comprovem a origem ecologicamente correta e legal. Utiliza os dois lados da folha de papel. Faz a colecta selectiva em tua casa e encaminha o papel para reciclagem.

6. Não Poluas
Usa o menos possível o automóvel, programando as tuas saídas. Ele provoca poluição do ar, gasta combustível, agrava o efeito de estufa. Ouve música mas não aumentes muito o volume do som. Som alto provoca poluição sonora. Reveê o teu comportamento, as tuas atitudes em casa, no trabalho, na comunidade e muda tudo aquilo que esteja a provocar poluição ou degradação ambiental. Não esperes que alguém venha fazer isto por ti. Faça tu mesmo.

7. Selecção de lixo
O Lixo não existe. Aquilo a que chamamos de lixo é precisamente a matéria prima e os recursos naturais misturados e fora do lugar. A reciclagem devolve estes recursos aos seus lugares e fabrica novos produtos, retirando menos da natureza, além de economizar mais água e energia, e aumentar a vida útil dos aterros sanitários. Mantém duas vasilhas na tua cozinha, uma para o MATERIAL SECO (inorgânico: papel, plástico, metal, vidro) e outro para MATERIAL ‘MOLHADO’ (orgânico: restos de comida, cascas de frutas etc.). Acumula o material seco numa vasilha maior e regularmente encaminha-o para a reciclagem. O material ‘húmido’ pode virar adubo e servir para alimentar animais.

8. Conheçe e convive com a natureza
Mantém o contacto com a natureza. Faz passeios na floresta, toma banho em lagoas naturais, vai à praia, contempla o pôr-de-sol e a lua. Coloca os pés no chão. Cultiva uma horta, um jardim. Estuda e lê mais sobre a natureza, mesmo que não seja uma tarefa da escola. Quanto mais souberes sobre a natureza, melhor poderás agir na sua defesa. Procura no dicionário palavras como: saúde do trabalhador, reciclagem, reaproveitamento, habitat, biodegradáveis etc. iverte-te a fazer um álbum de recortes com figuras de animais e plantas.

9. A natureza não se defende. Faz tu por ela!
Mesmo sozinho, podes denunciar as agressões ambientais. Partipa nas actividades e eventos ambientais da tua comunidade. Faz criticas ao consumismo e ao desgaste ambiental. Reune-te com os teus amigos e faz campanhas dce protecção do ambiente.

10. Cria um clube de amigos do planeta. Cria uma associação ambientalista!
A escola ou associação de moradores pode oferecer aos alunos e cidadãos a possibilidade de actuarem de forma organizada, assumindo, no mínimo, UMA ACÇÃO CONCRETA POR MÊS PARA A MELHORIA AMBIENTAL DA COMUNIDADE, tal como plantar e cuidar das novas árvores, colectar sementes, denunciar agressões ambientais, ajudar a implementar a selecção de lixo na escola, etc.

Sem comentários: