sexta-feira, junho 22, 2007

Dicas para um vida melhor!

"Há pessoas que perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido"
(Confúcio)

Quando queremos fazer alguma coisa bem feita, como cozinhar um alimento, por exemplo, precisamos planear antes, ter todos os ingredientes à mão, assegurarmo-nos do modo de fazer, da condição do fogão, etc. A vida não é muito diferente. A felicidade não é uma obra do acaso, mas depende de uma série de factores, entre eles, ter objectivos razoáveis, possíveis de serem alcançados, compatíveis entre si, e a determinação de persegui-los de forma consciente e de coração aberto às novas possibilidades, mas sempre lembrando que não há vida perfeita, felicidade perfeita.
  • Planeia o teu tempo, dando espaço para vários objectivos na tua vida e obriga-te a cumprir metas, principalmente para não deixar que o trabalho, ou a internet, ou a televisão, ou os estudos, por exemplo, tomem conta de todo o tempo da tua vida. Reserva um espaço para a praticares uma arte, algum desporto, aprender uma coisa nova, ir ao cinema, teatro, assistir a um concerto de musica, dançar, ler um livro, escrever um livro, pintar um quadro, pelo simples prazer de pintar ou escrever, sem te obrigares a ter fama ou fortuna.

  • Dá mais espaço às tuas emoções sem ser necessário explicares tudo o que sentes, a não ser quando os sentimentos exigem uma explicação, pois os outros não têm de ser adivinhos. Vive um dia de cada vez, sem ansieares o futuro, pois não o dominas nem sabes como vai ser, e não culpes o teu passado, pois jamais o poderás mudar.

  • Exercita-te para seres flexível com o outro, pois vocês são pessoas diferentes, e o que importa não é o quanto um ou o outro têm razão, como se amar fosse uma competição para ver quem ganha, mas o quanto podem ser felizes juntos. E, quando tiveres de dizer o que te incomoda no outro, fá-lo no momento oportuno e sempre com ternura e palavras afáveis, pois o objetivo não é ter razão, mas manter a felicidade da relação. Não te sintas tão responsável quando um relacionamento não resulta, pois não somos obrigados a gostar uns dos outros.

  • Procura extrair qualidade de vida em cada momento, seja no cuidado com a alimentação, no respeito às horas necessárias de sono, na presença de uma boa música, no uso racional da televisão que tende a ocupar todo o nosso tempo livre e ainda gerar o entorpecimento dos sentidos e dos valores.

  • Procura a coerência entre o teu pensamento, o teu discurso, as tuas emoções e a tua prática, mas sobretudo, aceita-te como és, com capacidades e limitações, como qualquer outro ser humano. Recusa estereótipos ou preconceitos sobre como um homem ou uma mulher devem agir e sê tu mesmo. Nem exijas de ti mais do que és capaz de dar. Não te compares com outros. Tu não tens de vencer sempre, só tens que ser feliz e fazer o melhor que tiver ao teu alcance.

  • Realiza com regularidade uma acção voluntária. Se temos a consciência de que o mundo precisa melhorar, nada mais coerente do que nos empenharmos nessa melhoria, mas na medida das nossas possibilidades e limites, e não das necessidades de tudo o que precisa ser feito. Não penses que estarás a ajudar apenas o mundo, mas a ti próprio, sentindo-te assim útil e valorizado.

Sem comentários: