segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Workshop de Jogos Tradicionais

No passado dia 10 de Fevereiro, o Ecoclube do Berço participou num workshop de Jogos Tradicionais, na Lipor, mais propriamente na Hortinha da Formiga. Neste workshop, para além de todas as actividades experiênciadas, foi possivel a interacção com outros Ecoclubes, dos quais se destacam o Ecoclube da Formiga e o Ecoclube do Mindelo.
O objectivo deste Workshop foi o de proporcionar o conhecimento e possibilitar a criação deste tipo de jogos, bem como construir um BAÚ de jogos para serem utilizados por todos os Ecoclubes.
A metedologia do Workshop foi a da criação de grupos interactivos, responsáveis pela criação de um jogo tradicional.
Nas fotografias a seguir apresentadas, são demonstrados alguns dos momentos deste Workshop:


Uma Ecoclubista empenhada no processo de criaçãode um jogo do galo. Neste momento, pinta e recorta os moldes para a construção do jogo




Este é o produto final: um Jogo do Galo, totalmente construído com materiais recicláveis: papel, cartão, madeira, CD´s



Um dos grupos de trabalho prepara mais um jogo tradicional. Desta vez é o jogo "Arremeça a bola e acerta no buraco.



O produto final. Uma autentica obra de arte!



Neste grupo, prepara-se um dos jogos tradicionais mais conhecidos: "Atira a patela"



Mais uma vez, o produto final é uma obra de arte deslunbrante. As regras deste jogo são simples: consoante a resposta a algumas perguntas ambientais, os jogadores vão obtendo patelas que arremessarão para o painel, no sentido de obterem o maior numero de pontuação.



Este é o NHOCAS! Um bicho mutante que nasceu numa aldeia perdida na montanha encantada. Ele é solitário, e esfomeado. O NHOCAS precisa de ser alimentado, por isso os jogadores têm de fazer os possiveis por conseguir alimentos para este doce bicho encantado. Estes alimentos são conseguidos mediante algumas tarefas a serem executadas pelos jogadores: corrida de sacos; perguntas ambientais; dança sem musica.

Outro dos jogos mais comuns e conhecidos nestes meandros dos jogos tradicionais é o famoso jogo das damas. A diferença deste jogo para os mais convencionais são os tipos de materiais utilizados: papel; cartão; tampas de garrafas; madeira.

3 comentários:

Unknown disse...

boa pessoal, voces são maiores!

Anónimo disse...

Teria sido interessante que as fotos fossem legendadas. Sem legendas este conjunto apenas serve para os directamente concernidos. Ficam mais ou menos intemporais, podem ser até de arquivo...

Anónimo disse...

Bravo! Já temos legendas. E dá trabalho. Mas onde se vê trabalho de comunicação o pessoal agradece. É que se sente gente e considerada. Cuidar é isso. Bravo! Em frente.